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Corpo Crustáceo (2021)

Em Corpo Crustáceo, o movimento perene de transformação da matéria-corpo brota do repouso e do acolhimento. Da inação, provêm micromovimentos na escuta de um corpo sensível vivente, a partir da relação com 400 quilos de pedras, tensionando e esculpindo uma dilatação temporal. Sons hiper-realistas, texturas e ruídos se misturam, criando camadas e atmosferas específicas para este ambiente de novas descobertas.

Instalação performativa de dança contemporânea, a criação tem como mote poético a investigação em sítios urbanos de demolição residencial, lugares que sofrem especulação imobiliária, e espaços de preservação ambiental. É um estudo sobre a imaginação das forças de um corpo em devir.

“É facilmente compreensível que os homens adorem as pedras. Não é a pedra. É o mistério da terra, poderosa e pré-humana, que mostra sua força.”  Gaston Bachelard

Corpo Crustáceo sonda as forças que instituem a valoração da terra nas cidades. Dançarina, objetos, figurino, luz e sonoridade composta ao vivo conduzem a uma sucessão de paisagens sensoriais. A relação de retroalimentação entre as matérias inorgânicas e orgânicas são tensionadas pela dilatação do tempo, com a intencionalidade de criar múltiplas nuances de reflexão sobre aspectos de intersecção do humano e da Terra.

Resultado de uma pesquisa de corporalidade e estados de presença, realizada pelo Coletivo Ruínas em sítios urbanos de demolição residencial e ressignificada  por experiências de dança em lugares de natureza, como rios e áreas verdes preservadas, Corpo Crustáceo examina minuciosamente a relação intrínseca entre o corpo e o ambiente em que habita, tomando “a casca”, “a crusta”, o seu contorno como disparador imediato.

O trabalho teve como eixo de treinamento práticas corporais de Do-ho, técnica que busca, a partir do movimento sensível do corpo, compreender os princípios de kata (postura) contidos na cultura tradicional japonesa. A pesquisa foi iniciada a partir de um desdobramento de “Experimento 1 – Terra”, realizado junto ao E.P.C.M. (Estudos Práticos da Coordenação Motora), coordenado por Lu Favoreto, em 2017 e 2018.

Ficha Técnica:
Concepção: Coletivo Ruínas
Dança e Coordenação Artística: Michele Carolina
Provocação Cênica: Luah Guimarãez
Suporte Dramatúrgico: Silvia Geraldi
Desenho de som: Jovem Palerosi
Assistente de Criação Cênica e Iluminação: Juliana Morimoto
Preparação Corporal: Toshi Tanaka
Cenografia: Rogério Marcondes
Figurino: Rogério Romualdo
Registro em foto e vídeo: Laio Rocha e Paris Araújo (Inspiração 6)
Edição: Rafael Frazão
Produção: Júnior Cecon
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: Elaine Calux e Talita Bretas (Portal MUD)
Designer Gráfico: Gustavo Domingues
Assistente de palco: Flávia Servidore
Agradecimentos: Maria Mommensohn (Estúdio Laban), Thais Oliveira, Mônica Cristina Bernardes,  Laura Vinci, Luciana Hoppe, Inês Bonduki, Equipe CRD: Sulla Andreato, Bruna Pires, Josie Berezin,  Edu Cabral, Vinicius Labonia Reis, Equipe SP Escola de Teatro: Ricardo Pettine, Gustavo Ferreira, Rodrigo Barros e Miguel Arcanjo Prado.