X

Locobreque (2017)

“Raízes em Ruínas” é uma performance de dança contemporânea selecionada para participar do XVII Festival de Inverno de Paranapiacaba, no ano de 2017. É um trabalho que nasce da memória. Consideramos que a memória é uma condição básica da nossa humanidade e é ela a moldura que envolve esta intervenção urbana. Pretendemos evocar e compartilhar, ao longo da dança-travessia, o mesmo espaço-tempo das raízes das árvores nascidas por entre casas antigas, objetos abandonados, vestígios de um período.

Dentro do contexto de ressignificação da relação da população Andreense com o patrimônio histórico de Paranapiacaba, elegemos novamente o Locobreque como local de atuação, por nos parecer traduzir, a um só tempo, o passado ferroviário da Vila e seu presente como ponto turístico no imaginário urbano de Santo André.

O ponto central é reavivar, através de uma travessia performática, as memórias dos corpos que já passaram e sensibilizar para ação contínua do tempo, simbolizado pelo trem que assume a potência de um totem intergeracional,  desenvolvendo o olhar para o patrimônio a partir da experimentação artística.

Ficha técnica:
Dança: Caio Zanuto e Michele Carolina
Música: Jovem Palerosi
Poesia: Fernanda Toscano
Registros de foto e vídeo: Rafael Frazão