X

Paranapiacaba (2021)

Esta Intervenção Urbana, que aconteceu no primeiro domingo de inverno em que a Vila de Paranapiacaba reabriu ao público, após meses de fechamento devido à pandemia de covid-19, é um desdobramento do processo de imersão realizado entre os meses de junho e julho de 2021, pelo Coletivo Ruínas em parceria com o L.E.I.A., a artista visual Cristina Teles e o guia turístico e educador Eduardo Pin.

Neblina, sol, chuva, garoa, frio, turistas e moradores coabitavam as ruas e lugares da vila. Experimentar presenças próximas em espaços urbanos e coletivos, respeitando distâncias e protocolos de saúde e segurança, conduziu coreograficamente gestos e movimentos.

Ao longo da imersão, foram realizadas caminhadas pelas ruas e vielas da Vila histórica, trilhas ecológicas, visita guiada a locais que sofrem com a especulação imobiliária e interesses público-privados de construção em área de preservação ambiental e nascentes, aula aberta de iniciação à técnica de aquarela, formação teórica “cartografia afetiva – história e patrimônio”, ação performativa na nascente do rio Pinheiros e conversas sobre preservação e patrimônio.

Ficha Técnica:
Dançarinas: Brunieli Ferreira, Juliana Morimoto, Michele Carolina e Thais Ueti.
Registro: Laio Rocha (Inspiração 6).
Produção: Júnior Cecon